fbpx

Invest in Yourself for Lifetime Dividends

O que você precisa estudar para se tornar um analista de dados?

Hoje, praticamente todas as empresas estão conectadas e interagindo com seus clientes e mercado. É por isso que a demanda por profissionais capazes de coletar e interpretar essas informações aumentou. Não é segredo que o mercado de tecnologia tem aberto cada vez mais espaço para novos profissionais. Falando especificamente da área de dados, as oportunidades são promissoras, com crescimento de mais de 500% na demanda.

  • Tire de sua mente todo aquele estereótipo criado em torno da figura de um analista de banco de dados, como uma pessoa que trabalha sozinha, exclusivamente em frente a um computador e que age de forma antissocial.
  • Mas é justamente isso que acontece com a ausência de dados reais para direcionar as estratégias.
  • Uma vez que você realizou sua análise e extraiu insights, a próxima etapa é comunicar esses dados para quem encomendou esses resultados.
  • O analista de dados é um especialista em decifrar o mundo dos dados, utilizando habilidades técnicas e analíticas para traduzir números complexos em informações compreensíveis e acionáveis.
  • Uma vez que seu conjunto de dados esteja limpo e certinho, você está pronto pra começar a analisar!

Você então irá pegar esses insights e irá compartilhar com os stakeholders e tomadores de decisões da empresa, nos quais conseguem planejar o futuro da empresa de forma adequada. Ao mesmo tempo, analistas de dados talvez sejam responsáveis por supervisionar os processos gerais de coleta e armazenamento de dados, também como criar diretrizes para a qualidade dos dados. A atividade do analista é a aplicação de técnicas analíticas através do uso do Python e do SQL para resolver problemas de um determinado negócio, como mercado financeiro, logística, etc. Logo, é necessário o conhecimento das técnicas, das ferramentas e do negócio.

O que faz um Analista de Dados? Veja funções, salário e o mercado de trabalho da área

Não somente você deve interpretar suas descobertas corretamente,  mas você precisa conseguir compartilhar esses dados de uma maneira para o pessoal que possui pouco tempo e não é perito no assunto entendam. Isso é importante, pois garante as tomadas de decisões baseados em insights bem compreendidos e de ótima qualidade. Finalmente, nós temos análise preditiva (no qual ajuda a identificar tendências baseado em dados do passado) e análise prescritiva (no qual ajuda a decidir um curso de ação futuro). Lembra que falamos que é necessário utilizar ferramentas computacionais para a análise?

o que faz um analista de dados

Ao falar das tendências para Análise de Dados em 2021, Caroline Oliveira, que é Consultora de Negócios e Expert na Tera, explicou que “o dado pelo dado conta qualquer coisa”. Ou seja, é fundamental que haja um pensamento crítico e analítico em profissionais que querem ingressar nessa carreira. curso de analista de dados É preciso questionar o que cada informação traz e como ela pode ser aplicada no momento em que decisões precisarem ser tomadas. Por isso, é essencial que pessoas dessa área desenvolvam visão de negócio, compreendendo a fundo os problemas que precisam resolver com aqueles recursos.

Atuação nas empresas

Mas, o processo pode ser mais rápido, principalmente para conquistar um lugar no mercado, se você entrar em um curso online. No curso, estudantes têm os primeiros contatos com cada uma das ferramentas https://ocorreio.com.br/do-novato-ao-profissional-bootcamp-e-o-caminho-mais-eficaz-de-um-curso-de-analista-de-dados/ essenciais que serão usadas no cotidiano de trabalho. Assim, pessoas estudantes conquistam experiência prática e não sentem dificuldades quando começam a atuar, de fato, no mercado.

Assim, atualmente, torna-se uma das funções mais importantes em diversos processos de empresas de pequeno, médio e grande porte. Pessoas que trabalham na área da tecnologia têm a oportunidade de atuar nas mais variadas áreas e realizar atividades diversas. Por esse motivo, é muito comum que as pessoas não saibam ao certo como funciona essa profissão. Além da formação tradicional em instituições de ensino, uma tendência crescente é o acesso a cursos online e plataformas de aprendizado, que oferecem uma gama variada de cursos relacionados à análise de dados. Já em empresas de e-commerce, os analistas de dados podem utilizar técnicas de recomendação para sugerir produtos relevantes aos consumidores, aumentando as chances de compra. O analista de dados é um especialista em decifrar o mundo dos dados, utilizando habilidades técnicas e analíticas para traduzir números complexos em informações compreensíveis e acionáveis.

A urgência na Transformação Digital da área de Tecnologia da Informação

Por isso, criamos esse guia da carreira de analista de dados, com a ajuda do professor André Perez, Engenheiro de Dados na SumUp e professor da EBAC. Um analista de dados pode trabalhar em uma ampla variedade de setores e organizações, em que haja a necessidade de lidar com grandes volumes de dados. Eles podem ser encontrados em empresas de tecnologia, consultorias, instituições financeiras, empresas de varejo, indústria de manufatura, empresas de telecomunicações, agências governamentais e muitos outros segmentos. Uma vez que a análise é realizada, o analista de dados deve comunicar os resultados de forma clara e compreensível para diferentes públicos, incluindo gerentes, executivos ou outros departamentos da empresa. Isso pode envolver a criação de relatórios, visualizações de dados, gráficos ou até mesmo a apresentação dos resultados em reuniões.

  • Em um mundo cada vez mais digital, saem na frente as empresas que sabem interpretar dados para criar ações e se aproximar dos clientes.
  • Há várias possibilidades de cursos para quem quer ser Analista de Dados, até porque o Data Analytics costuma surgir como pós-graduação ou mestrado.
  • Após a coleta dos dados, o analista realiza uma limpeza e pré-processamento, garantindo a qualidade e integridade dos dados.
  • É por esse motivo que muitas empresas optam pela contratação de um analista, a fim de ter colaboradores ou parceiros terceirizados com esse conhecimento técnico e teórico.
  • Com decisões assertivas é bem mais tranquilo traçar as estratégias certas para alcançar potenciais clientes.

Com uma linguagem de programação, o analista de dados pode analisar dados com mais eficiência, criar painéis e aplicativos e executar testes estatísticos. É preciso aprender uma linguagem de programação em profundidade, como Python ou R, para trabalhar com grandes conjuntos de dados e ter mais controle e flexibilidade ao executar equações. Os analistas de dados precisam ser altamente proficientes em planilhas eletrônicas (Google Sheets, Excel) para usar funções mais avançadas.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Select your currency
INR Indian rupee
EUR Euro

Subscribe to our 

[mc4wp_form id="3956"]